Foi com a convocatória seguinte, em 1984, que o seu principal dinamizador e apaixonado pela Filarmónica do Soutocico, José António Faustino Matias deu inicio ao que viria a ser a mais bela página no futuro da filarmónica.


O INÍCIO

Face às dificuldades que existiam em conseguir elementos para a filarmónica, havendo no entanto muita juventude no Soutocico, o seu maestro José António, entendeu que havia condições para dinamizar aquela juventude, para aprenderem a arte musical.

Reuniu-se então o maestro com Maria Brites Faustino (Brites), Antónia Faustino Vieira (Tonica) e juntos foram de casa em casa, procurando incentivar os jovens. Como era necessário haver igualmente uma direcção forte, convidaram para a mesma os seguintes elementos: Manuel Vilhena Antunes dos Santos (Lico), José António Santos Rodrigues (Zé Tonico) e José Afonso de Oliveira Faustino.

No início de Maio de 1984, com 19 crianças, iniciava-se aquela a que se chamaria "Escola de Música da Filarmónica do Soutocico" tornando-se pioneira entre as filarmónicas do concelho de Leiria.

Com a dedicação de toda a direcção e com a total disponibilidade do seu maestro, conseguiu-se em pouco tempo, cerca de oito meses, com a ajuda de 6 monitores músicos da filarmónica, que aqueles jovens tivessem a sua primeira actuação no dia 31 de Dezembro desse mesmo ano, no Clube Recreativo e Desportivo do Soutocico, perante um público completamente rendido àquelas crianças.

Antes, no dia 06/11/84, este grupo de jovens já havia tocado os "Parabéns a Você" a Fernando Marcelino Lopes (Fernando Alfaiate).

Conheça mais sobre a Orquestra Juvenil