Maestro

Luís Paulo Gaspar Salgado


Natural de Taveiro (Coimbra) nasceu no dia 14 de setembro de 1969, iniciou ou seus estudos musicais na Filarmónica de Taveiro com 8 anos como aluno de saxofone. 

Em setembro de 1986, com 16 anos ingressou no exercito português, integrando a Banda Militar do Centro. Em 1988 ingressou no curso de Sargentos Músicos do Exército, fazendo a sua formação na Banda sinfónica do Exército, sendo posteriormente colocado na Banda Militar de Tomar em outubro de 1990 com o posto de 2º sargento. 

Frequentou com aproveitamento o Curso de regentes de Bandas Civis e Filarmónicas no ano de 1992 realizado pelo Sindicato dos Músicos sendo em julho do mesmo ano colocado na Orquestra Ligeira do Exército onde permaneceu até dezembro de 2012. Como solista e chefe de naipe, realizou inumeros concertos por todo o País destacando o concerto realizado na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa juntamente com o Clarenetista Italiano Bepi D´Amato e o maestro também Italiano Marco Renzi. Realizou ainda vários concertos em Países como França, Bósnia e Andorra. 

Em 1996 concluiu o 8º grau de Saxofone no conservatório de Música de Coimbra e participou em diversos Master-Classes em performance com o Professor Defayet. Frequentou no ano 2000 na Escola de Jazz do Barreiro a classe de improvisação e direção de Big-Band do Professor Zé Eduardo e em setembro de 2001 participou no 1º Workshop internacional de Jazz de Tavira fazendo parte da Big-Band que juntou músicos de várias nacionalidades no concerto de encerramento dirigido por Fank Tibery. É Licenciado em música pela Escola Superior de Educação de Coimbra, foi diretor musical da Big-Band "RAGS" da tuna Académica da Universidade de Coimbra entre 2009 e 2012. 

Em janeiro de 2013 juntamente com os maestros Alberto Roque e Jean Sebastian Bérau inauguraram com um concerto no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria a Banda Sinfónica da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria. Em 2015 participa no curso de direção de Banda organizado pelo DECA da Universidade de Aveiro com o maestro Ernst Schelle e em 2016 participa no curso de direção organizado pela Banda Amizade em parceria com o DECA da Universidade de Aveiro e orientado pelo maestro Mark Heron. Na qualidade de professor, participou em abril de 2019 no 4º Masterclass de sopros cordas e percussão realizada em Montemor o Velho. Em setembro de 2020 frequentou o XXIV curso nacional de direção BSP sob a orientação do maestro Douglas Bostock. 

Atualmente frequenta o mestrado em direção de Orquestra de Sopros na Universidade de Aveiro e participa ainda em vários projetos musicais como instrumentista, arranjador, compositor e diretor musical. 

É maestro da Filarmónica do Soutocico, desde outubro de 2000.